domingo, 23 de novembro de 2008

O Hipertexto na Literatura Digital


As características hipertextuais estão presentes também no texto impresso, já que eles apresentam títulos e subtítulos, que marcam a sua não-linearidade. A leitura do texto digital nos possibilita visualizar outros textos e discursos em um acesso ilimitado. As notas de roda pé em um texto contínuo, por exemplo, também nos remetem a outras obras, assim como os links dos hipertextos. Porém, existe uma diferença entre um e outro. Nos textos contínuos, temos que terminar ou interromper a leitura, para procurarmos os textos citados em nota. No hipertexto digital, esse acesso pode ser imediato, como no caso de “nota de roda pé”,. . Toda leitura de certo modo é hipertextual, seja no texto impresso ou digital.
Com os textos na internet, passam a serem possíveis variados formatos e significados, permitindo ao leitor se tornar um co-autor da produção. A literatura digital se utiliza de vários recursos: imagens, sons, gráficos, textos e hipertextos. São formas de o público leitor interagir com o meio e conseguir captar muito mais informações dentro dessa dinâmica.
A Grande Inovação: os E-books
Os e-books foram a grande novidade desse meio de literatura digital, tornando-se logo apreciáveis ao leitor. Atualmente, alguns escritores utilizam apenas o meio virtual para exibir os seus textos. O custo é menor e, talvez, a difusão seja maior. Contudo, a prática de leitura de um livro virtual não significa o abandono da leitura do livro impresso. É necessário ressaltar a importância do diálogo entre ambientes midiáticos diferentes.
O processo de digitalização trouxe novo ânimo à leitura, pois permitiu que o leitor a desfrutasse de modo diverso. Exemplos disso são os livros virtuais que, além de possuírem enredos interessantes, permitem a interação do leitor com os textos. Em alguns e-books há espaços para anotações e marcadores de páginas, além de trazerem dicionários embutidos. Para aqueles que adoram a sensação de virar a página, alguns e-books também apresentam recursos que imitam esta dinâmica. Enfim, o livro virtual não surge acabar com o livro impresso, mas uma alternativa para o leitor que procura novos meios de divertimento e experimentação.

Nenhum comentário: